Turismo

TURISMO EM SÃO MIGUEL ARCANJO

localizado perto de São Paulo (180 quilômetros da capital).

Cidade charmosíssima, organizada e limpa, tranquila, pequenina (não mais que 32 mil habitantes) e muito hospitaleira, a cidade de clima ameno, guarda em seus 1.081 km² de extensão um monte de bons motivos para a gente se apaixonar.

praça matrizcidade

Desde setembro de 2013, sua igreja matriz é oficialmente considerada um santuário, o Santuário de São Miguel Arcanjo.   Tudo acontece ao redor da Praça da Matriz, claro, toda ajardinada e florida, a bem cuidada pracinha tem sempre gente feliz, criança brincando, namorico nos banquinhos e um coreto com mil e uma atividades. Até às 8 da noite o “agito” é todo lá, depois (?) … Sabe-se lá Deus! Escuta-se até o barulho do silêncio depois das 10.  E isso é só mais um atrativo de lá. Paz total. Tem pelo menos três bons restaurantes, pontos de encontro descolados, bares, lanchonetes e pousadas bem aconchegantes. Um destaque no centro da cidade e que vale a sua visita é a casa do artesão, uma lojinha que vende os mais variados produtos genuinamente locais, com fabricação diária de pães e doces caseiros, daqueles que de tão bons, enchem a boca de água. Tem de tudo, desde lembrancinhas até compotas e pãezinhos de queijo quentinhos e da hora.

A pegada boa mesmo, são os programas diurnos nos parques ecológicos: rios por onde correm águas limpíssimas, cristalinas e super-refrescantes, cachoeiras (acessíveis a qualquer um), com prainhas gostosérrimas , com boa infra-estrutura e banháveis fazem a nossa alegria. São Miguel Arcanjo tem como principais os Rio do Turvo, Rio Taquaral, Ribeirão São Miguel, Guarupu, Rio Acima e Córrego do Pinhalzinho, todos impecavelmente limpos. Afastados uns 25 quilômetros do centro estão seus maiores patrimônios, os parques ecológicos mais importantes da região: Parque Estadual Carlos Botelho, Parque do Zizo e o Parque da Onça Parda, tudo muito bem sinalizado com totens charmosos de madeira artesanais.

entrada pq carloscarlos botelho
Parque Carlos Botelho

pq onça pardaparque-da-onca-parda
Parque da Onça Parada

parque do zizo 2 parque do zizo
Parque do Zizo

Cada um com suas histórias, lendas e motivos, são todos bons destinos para a prática de caminhada em trilhas, passeios de bike, avistamento de pássaros, flores e plantas (reservas preservadas de Mata Atlântica), animais silvestres, rios, praias e cachoeiras.Diz à lenda que até onça parda e pintada tem no meio da mata.  Macacos … são atração nos parques. Uma infinidade de maravilhas naturais, absolutamente preservadas, encantadoras e inabaladas. Dá para se esbaldar em atividades como ciclo turismo, bóia cross, passeios de jeep, meditação e caminhadas. Um belíssimo mirante é a nossa dica para desfrutar de visual e contemplação em meio ao Parque Carlos Botelho. Um espetáculo à parte que vale a pena conferir. Avista é deslumbrante.

Conhecida como a “capital nacional da uva itália,” sua economia gira em torno do setor agrícola, com o predomínio óbvio do cultivo de uvas do tipo Itália e Rubi. Vale o destaque para a uva Niágara, cultivada no município, responsável hoje por 40% da produção do Estado de São Paulo. Uma rota turística com visitação às adegas pode ser um programa cultural bem legal para se fazer, já que a região é produtora da uva.

uvasuvas 2

Ente os atrativos naturais, vale a pena ter tempo para conhecer os parques acima citados e mais a Lagoa do Guapé – área de lazer e prática de pesca, localizada bem no centro da cidade. Dá até para fazer uma caminhada e dar uma malhadinha em sua pistinha ao entorno da lagoa. Com sorte você ainda é capaz de cruzar com uma capivara e algumas espécies lindas de pássaros. Das festividades que se pode agendar para não perder porque também são atrações imperdíveis, vale citar o carnaval de rua com bandinhas (hiper familiar) e o charmoso carnaval de salão, como os dos bons tempos do carnaval (pode anotar e conferir).

A Festa da Uva Itália, a Festa do Padroeiro e o Festival do Bolinho de Frango são tradições insubstituíveis e o Festival Lollo Terra de Musica Popular Brasileira é quase que uma obrigação para qualquer ser humano que se pretenda inteligente e culto. As festividades religiosas e culturais são outros mais que bons motivos para você visitar e viciar nessa gostosa e acolhedora São Miguel Arcanjo. Fique ligado na Romaria para Iguape (a pé) e na Romaria dos Cavaleiros nos Bairros, que seguem com destino ao município de Iguape, passando por Sete Barras, Registro e Pariquera  Açu. Para um destino com esse, como diz aquela marchinha de carnaval conhecida, “só não vai quem já morreu.” Nós fomos lá e conferimos: São Miguel Arcanjo é nota 10!

FESTIVIDADES:

FESTA DA UVA : DE 13 A 16 DE FEVEREIRO
BAILE DA RAINHA DA UVA:  8 DE FEVEREIRO
ANIVERSÁRIO DA CIDADE   1° DE ABRIL
CARNAVAL:  DE 1 A 4 DE MARÇO
FESTIVAL LOLLO TERRA: MÊS DE NOVEMBRO
FESTIVIDADES NATALINAS : 21 A 24 DE DEZEMBRO
ROMARIA DE JULHO À AGOSTO

Texto criado por: http://procurandoturismo.com.br

Mais links de turismo:

PORTAL DO TURISMO DE SÃO MIGUEL ARCANJO
http://portaldoturismosma.wix.com/turismo

http://viajeaqui.abril.com.br/cidades/br-sp-sao-miguel-arcanjo/o-que-fazer

 

santuario
Paróquia Santuário São Miguel Arcanjo
Praça Tenente Urias, 02
São Miguel Arcanjo – São Paulo
(15) 3279-4141
paroquiasma@hotmail.com

Guia Turístico de São Miguel Arcanjo
Baixar arquivo pdf